segunda-feira, 25 de julho de 2011

LEITURA EM AÇÃO!













A leitura é um ato que, ainda, está sujeita a estímulo e motivação. O exercício da leitura é uma atividade eficaz para a construção do conhecimento e um deflagrador do sentimento e opinião crítica do indivíduo.

Ler é um agradável começo na vida de qualquer cidadão. Além do prazer que proporciona, permite a beneficiar as pessoas: aperfeiçoa o conhecimento geral, apresenta elementos para refletir sobre o mundo e a condição humana.

Na infância e adolescência o sujeito cruza por um processo de socialização. Aprende o certo e o errado com pais e professores e passa a agir segundo o senso comum. A leitura, portanto, possibilita o desenvolvimento de idéias, conceitos e valores próprios.

O projeto de INCENTIVO A LEITURA, promovida pela Biblioteca da escola, parte do princípio de que a realidade não é aceitável e deve ser mudada, que existem problemas e soluções possíveis. Com o objetivo, inicial, de promover a leitura pelo prazer. Sem cobrança pelo conteúdo pedagógico ou informativo do texto. Sem impor limites ao manuseio do livro, revista ou texto literário, como objeto lúdico. Atraindo a criança para o contato com a leitura, acompanhando as reações, estabelecendo laços de intimidade, que muitas vezes duram pouco, mas são intensos.

Conhecendo a polêmica na literatura da área sobre as vantagens e desvantagens entre as histórias lidas e as contadas e não tivemos dúvida: ficamos com as duas! Considerando que, o texto literário, como obra de arte, desempenha grande influência no desenvolvimento da humanidade, pois com a abordagem da universalidade dos conflitos e sentimentos essenciais ao crescimento pessoal e compreensão do mundo, realiza um papel libertador e transformador. Ouvindo histórias, as crianças, muitas vezes, demonstram reações que revelam seus interesses e conseguem ver nas narrativas, soluções que amenizam tensões e ansiedades.

As contações das histórias: “Bom dia todas as cores”, “A árvore e a aranha”, “A menina que queria ser bruxa”, “João Jiló” e “As aventuras de Pedro Malasarte”, realizadas pela professora Margareth Dolberth, são o chamariz para a permanência dos alunos na Biblioteca, no período do recreio.

Na Biblioteca, além dos livros disponíveis, são oferecidos: Fichas de leitura, poesias, jornal, jogos com o jornal e revista Ciências Hoje.

A direção da escola providenciou as carteirinhas para possibilitar os empréstimos de livros.


Todas as atividades desenvolvidas nesta semana que antecipa ao recesso escolar, estão imbuídas da crença de que é impossível gostar das coisas que não se tem conhecimento. E para que o livro não continue sendo um ilustre desconhecido, principalmente da comunidade carente, abre-se as portas da biblioteca e permite-se que ela seja explorada
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